domingo, 13 de dezembro de 2009

Pedro Teixeira - o Conquistador Injustiçado !



Ana Lúcia Araújo - Pedro Teixeira, um navegador português de quem poucos sabem em Portugal | analuciaaraujo.bloguepessoal.comBrasil homenageia português «conquistador da Amazónia»
O Senado brasileiro homenageia hoje em sessão especial o militar e navegador português Pedro Teixeira, um dos principais vultos da História de Portugal e Brasil e, ao longo de quatro séculos, um herói desconhecido.

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=156446

Hoje, quero prestar homenagem a Pedro Teixeira e a todos os esquecidos ou injustiçados da Pátria portuguesa. Recordo que foi Aloísio Mercadante, um dos mais influentes políticos Brasileiros, Ministro e Senador da República Federativa do Brasil que está no resgaste da memória do épico lusitano, Homem Bom e Conquistador da Amazónia.

Não tenho dúvidas que Pedro Teixeira, natural de Cantanhede, era realmente um Homem de carácter e de princípios e, obviamente, um patrióta. Porquê? Em 1637, ano da sua intrépida expedição pelo Amazonas dentro, ele estendeu o corpo e a alma do Brasil, fazendo-o crescer de 4 milhões e oitocentos mil quilómetros quadrados, ou seja mais de 48 vezes a dimensão da pátria-mãe, mas doando essa terra à Coroa Portuguesa e não à espanhola que nunca lhe perdoou.
Recordo que Portugal só se livraria do domínio castelhano e recuperaria a independência em 1640.
Visionário? Suicidário? Patrióta? Não, Homem de um só querer e de uma só Fé no Amor à Pátria!
http://www.youtube.com/watch?v=Bkk4JmEIbLA

Que eu saiba, 300 anos mais tarde, em 1940, também o Cônsul português em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, viria a desobedecer e a desafiar a ira de Salazar, concedendo salvo-condutos a milhares de judeus e livrando-os, assim, de uma morte certa. Esse acto de coragem, baniu-o da carreira diplomática, condenando à miséria até ao fim da sua vida.

Oxalá, neste início de século XXI, surja alguém como Pedro Teixeira e Aristides de Sousa Mendes e afronte os " mafiosos e corruptos " que estão a arrastar Portugal para o abismo.


LMP - Luxemburgo
Links: http://www.esquilo.com/expedicao_pedroteixeira.html
http://www.portugaldigital.com.br/noticia.kmf?cod=9277762&canal=156
http://km-stressnet.blogspot.com/2009/07/os-navegadores-do-sertao-conquista-da.html

Sem comentários:

Enviar um comentário