terça-feira, 22 de dezembro de 2009

PSD precisa de gente nova ! Alguém que partilha a minha opinião... de há 10 anos !

O PSD precisa de gente nova!

O PSD não precisa apenas de ideias novas. Precisa, acima de tudo, de gente nova.
Já não há saco para os suspeitos do costume.

12:05 Terça-feira, 22 de Dez de 2009

1. Anda por aí uma vaga de fundo óptima no PSD. Querem novas ideias, ideias de ruptura. Óptimo. Escrevi isso vezes sem conta . Mas, além de ideias novas, o PSD precisa de gente nova. Porque ideias novas em gente velha é coisa que não resulta. O PSD precisa de arejar a casa com gente sem contacto com as lógicas partidárias. Neste momento, o PSD é uma gigantesca juventude partidária. E, como todas as juventudes partidárias, o PSD parece que só serve para fomentar os piores hábitos da politiquice. É preciso, no fundo, acabar com a lógica das "jotas".

2. Os meninos das "jotas" começam a colocar cartazes, no suor da campanha, e, anos mais tarde, acabam ministros no ar condicionado do poder. Nunca trabalham. Pouco estudam. Só têm no CV favores pessoais e segredos inconfessáveis. Durante as últimas eleições, o PSD foi absolutamente fiel a esta lógica na hora de fazer as listas. Em vez de meter gente exterior ao aparelho, Ferreira Leite encheu as listas com a gente do costume. O PSD começou a perder as eleições aqui. O PSD não seguiu o sinal positivo do PS e CDS. Estes dois partidos atraíram gente que não foi criada nos suadouros partidários: Miguel Vale de Almeida, João Galamba (PS), Isabel Neto e Assunção Cristas (CDS). PS e CDS perceberam a necessidade dos partidos apanharem ar fresco. O PSD não quis perceber isto.

3. E o pior é que o PSD tem gente nova disposta a dar o corpo ao manifesto. Basta olhar para os grupos de estudo do Instituto Sá Carneiro . Estamos a falar de gente capaz, que trabalhou, que estudou, que não precisa do partido para ter a sua vida profissional. Na internet, esta gente faz mais pelo PSD do que as dezenas de caciques laranjas que se sentam no parlamento. O PSD tem dois caminhos: ou convoca gente nova, ou morre de raquitismo político.

In
Expresso - 22-12-2009

Eu escrevi-o há muito tempo e mantenho-o no artigo sobre Pedro Passos Coelho !
Há 35 anos atrás, com 20 incompletos, exerci a minha Liberdade, fui responsável e defendi, mesmo sabendo que corria risco de vida, os ideais que iluminavam e exaltavam a alma irreverente que Deus me deu. Vivia no Estoril, bem pertinho de Lisboa, quando, em 25 de Abril de 1974, nos canos das espingardas dos soldados floriram os cravos da Liberdade. Nessa hora, o sangue ferveu-me nas veias e só não fui até ao Quartel do Carmo, sede da GNR e onde se jogava a sorte da revolução, porque os combóios da linha do Estoril eram estancados em Oeiras!

Como cidadão, tenho cumprido e exercido os meus direitos e os meus deveres cívicos.
Artigos de opinião, muitas vezes virulentos e algo ingénuos ou porventura facciosos, segundo o prisma de quem de mim discorda, provam que não pactuo com " corruptos " de qualquer espécie e o mundo político, como infelizmente a sociedade, está cheio deles.

Como muitos jovens, também um dia quis mudar Porugal e o mundo, mas porque a vida nunca espera e eu tive que lutar pela minha, vim engrossar as fileiras da diáspora, construindo a minha felicidade e realizando muitos dos meus sonhos longe da pátria que um dia defendi e servi, sobretudo no Verão quente de 1975, em que pouco faltou para Portugal ficar a fogo e sangue.


Hoje mesmo, por coincidência ou não, em Larochette, a cidade mais portuguesa do Luxemburgo, entre dois encontros profissionais, aproveitei para ir beber um chá e saudar alguns " amigos ". Foi então que,comentando os resultados eleitorais, falei com o " professor " - apelido dado ao senhor António Silva, um transmontano retornado e nostálgico de Moçambique, onde, segundo o próprio, ele passara os quinze mais maravilhosos anos da sua vida - e afirmei que o Pedro Passos Coelho seria o futuro líder do PSD.

O " professor " - um mestra de sueca - não concordou comigo, arguindo que o nosso conterrâneo não tinha a experiência para exercer tais responsabilidades, preferindo-lhe o professor Marcelo Rebelo de Sousa, ex-lider do PSD e comentador político. Eu sorri e disse-lhe que o PSD deveria regenerar-se com sangue novo e vetar quem tivesse mais de 50 anos e ter a coragem de " eleger " um líder novo para para um prazo longo, 20 anos pelo menos, e sobretudo um Homem que não tivesse o seu nome associado a nada de negativo e sombrio ou estivesse comprometido com o passado!
Basta de ícones, de barões, de caciques, de " opinadores da treta " e de políticos usados, cansados, resignados e acomodados. Portugal e o PSD precisam de Homens corajosos, mas " limpos e transparentes " , que não tenham medo dos desafios e sejam " intrinsecamente altruistas " , verdadeiros " defensores e servidores " da pátria.

Por isso, quando, às 20 horas portuguesas, " zapando " os canais da TV Cabo, vi que a TVI entrevistaria Pedro Passos Coelho, sorri, porque, finalmente, iria ter a oportunidade de analisar a personalidade, a argúcia, a perspicácia, o carácter e a elasticidade-agilidade mental do - como creio - futuro PM de Portugal
, se a linha da vida dele não for curta.

Em 15 minutos de entrevista, descobri - e não tenho medo de o escrever - um Homem !, um dos muitos de que Portugal precisa para alterar o seu rumo, inverter a sua " démarche " suicidária e fugir do abismo, fatalmente, que está a cavar com tantos desmandos despesistas do partido clientelista e socialo-facista que se tornou o PS de Sócrates.

Pedro Passos Coelho é animado por uma " alma " amadurecida pelos ideiais da sua juventude; Pedro Passos Coelho provou que não tem estado inactivo e possui maior visão, conhecimentos e experiência que muitos ministros, porque ele sabe ler, auscultar e diagnosticar Portugal; Pedro Passos Coelho tem a coragem e a clarividência das suas convicções; Pedro Passos Coelho demonstrou um sentido de Estado e de Responsabilidade e uma maturidade invulgares; Pedro Passos Coelho tem um " pedigree " político e Humano inatos; Pedro Passos Coelho expôs a sua alma e a sua consciência sem " medo " de qualquer espécie: foi " ele prório " em todas as circunstâncias, aprovando ou rejeitando, sugerindo e opinando sempre com o Humanismo e a " Aura " de quem sabe ser portador da Força da Razão e da Esperança que o animam desde que decidiu pôr-se ao serviço de Portugal como - atrevo-me a dizê-lo aqui - o seu ídolo: Francisco Sá Carneiro, o Homem por quem chorei quase à mesma hora, na mesma cidade de Larochette, no dia 4 de Dezembro de 1980.

Para o meu amigo " professor " de sueca e para todos os " professores " ou " opinadores " profissionais de Portugal que porventura possam temer pela falta de experiência do Pedro Passos Coelho, digo apenas isto:
se o Manchester United estivesse à espera da " experiência " do Cristiano Ronaldo para o lançar na primeira equipa e afrontar os rudes defesas do campeonato inglês, tenho a certeza que o clube não teria ganho tantos títulos, dado tantas alegrias aos adeptos e seguramente que nem o " miúdo " teria sido, aos 24 anos, o Melhor do Mundo.

O PSD e, sobretudo, Portugal não podem manter o Dr. Pedro Passos Coelho na reservas, impedido de treinar e excluido por uma treinadora senil e vingativa - porque Portugal precisa do Carisma e da Coragem que Pedro Passos Coelho tem para oferecer a Portugal.

Pedro, tu sabes que és Craque e que chegou a hora de o provares humildemente, mas com a convicção e a coragem que sempre te animaram ! Não tenhas medo, porque só o medo impede o sonho de se realizar.

Força, os portugueses querem ver-te jogar e dar os teus primeiros passos! Não esqueças que enquanto não provares nada, serás muito criticado e crucificado virtualmente pelos teus inimigos, mas esse será o " dopping " da tua perseverança, porque desses fracos e maldizentes nunca rezará a História.

Agora que eles, como eu, te " descobriram ", segue em frente e cumpre o teu destino: servir Portugal.

Bem-aventurados os que sabem e fazem sonhar e tudo ousam para se Realizar, servindo e ajudando os seus semelhantes a serem dígnos do solo pátrio que pisam!

Que Deus te proteja e Coragem nunca te falte, Pedro Passos Coelho !
Viva Portugal !


LMP - Luxemburgo, 13-10-2009 às 23H
Pedro Passos Coelho: biografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Passos_Coelho ( por acaso, PPC é formado na área económica, condição sina qua non - segundo a minha modesta opinião - para ser ser um Primeiro Ministro realista e não um " PROMESSAS ou fantoche virtual " qualquer, como aqueles que sucederam ao Professor Anibal Cavaco Silva, o melhor PM da democracia portuguesa.

NB: Dia 16 de Outubro de 2009, enviei o link deste artigo de opinião ao PDS, através do seu site oficial ( http://www.psd.pt/index.php?action=1&msg=3&idc=308 )e ao PSD de Vila Real, do meu trás-os-montes natal, onde vivi e regularmente vou para respirar o ar do Marão.

08-11-2009 Sondagem: Marcelo vence Passos Coelho
http://diario.iol.pt/politica/psd--marcelo-passos-coelho-politica-lideranca-tvi24/1101619-4072.html

Sem comentários:

Enviar um comentário