quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Portugal 2001 : O ESTADO DA NAÇÃO !!! - 10 anos depois... tudo piorou !

O estado da Nação
Portugal visto de dentro... 
por um português de fora !!!
Os Deputados discutem o estado da Nação na Assembleia da República. Em Junho. Você pode discutir aqui. Agora !














Portugal visto de dentro, por alguém que vive lá fora...   

[1] Quais são, para si, os principais assuntos da sociedade portuguesa de hoje?


Hoje, neste início de milénio, a sociedade Portuguesa, azulejo do grande mosaico mundial, não é diferente das de mais! Os problemas são comuns, mesmo se em certos países os problemas estruturais revelam "nuances" mais acentuadas que noutros, devido à componente histórica,social e cultural de cada um. Dito isto, vamos directamente ao cerne da questão.

No nosso, como na grande maioria dos países, assistimos a um desfazamento e atropelamento do tempo e, obviamente, à inversão dos valores que deviam realizar cada ser e fazer avançar colectivamente a humanidade, porque o equilíbrio entre a componente ESPIRITUAL e MATERIAL do HOMEM está ferido e infectado de morte.
A sociedade mundial está à beira do abismo.

O colapso está eminente, porque, perdida a esperança na vida e a na eternidade, a vingança e a sede de justiça, que cada ser humano tem vindo a alimentar dentro de si chegou ao limiar da resistência e a ruptura pode acontecer irracionalmente a qualquer instante. A demência atingiu o ponto de não retorno! 
A barbárie está em gestação e brevemente andará à solta pelos quatro cantos do mundo...

2] Qual é a sua opinião sobre esses assuntos?

Partindo do princípio que, se não houver equilíbrio entre as compenentes MATERIAL e ESPIRITUAL do HOMEM, não será possível fazer avançar a HUMANIDADE, porque ela é o somatório dos 6 bilões de humanos, urge restaurar os valores que conduzem à realização plena ( à verdadeira felicidade ) de cada ser, deixando-lhe o exercício do livre-arbítrio e a consequente escolha do seu modelo de felicidade, e o respeito da sua identidade.

A Unidade e a Felicidade da Raça Humana jamais se conseguirá com a GLOBALIZAÇÃO porque ela é sinónimo de assimilação, negação, destruição e rotura desse equilíbrio vital que cada ser transporta nos seus gênes.

Por exemplo, acham que um muçulmano praticante poderá sentir-se feliz e realizado com a felicidade que lhe é prometida e oferecida numa bandeja por um infiel do outro cabo do mundo? 
E porquê? Pensem bem..., ou se preferirem, deixem-no ser simplesmente livre... de dar ao tempo  e às coisas a relativa importância que elas têm para ele...

Infelizmente, hoje, Portugal e o Mundo estão REALMENTE repletos de desiquilíbrios ou, se preferirem, de equilíbrios... virtuais! 
Daí tantos males... e a razão da ineficácia dos remédios e dos mil e um tratamentos sugeridos e experimentados!

O MUNDO ainda não se apercebeu que quanto mais se aproxima da GLOBALIZAÇÃO, mais se afasta da sua realização e do equilíbrio final, porque a solução passa ... porque ela é SINGULARMENTE MULTIGLOBAL...

3] Enquanto cidadão, o que pensa que pode fazer ou deve ser feito sobre esses assuntos?

Como se devem ter apercebido, eu não falei de INJUSTIÇA, IMORALIDADE, EGOISMO, IRRESPONABILIDADE, INSEGURANÇA, TERRORISMO - verdadeiros problemas da(s)  sociedade(s) de HOJE - ou de DIREITOS e DEVERES - , porque eles decorrem e são a consequência NATURAL do desrespeito e do desiquilíbrio crescente da essência ESPIRITUAL e MATERIAL da PESSOA HUMANA...
Já se interrogaram porque razão a UNIÃO SOVIETICA COMUNISTA – com o seu extremismo materialista - e o AFEGANISTAO TALIBÃ – com o seu radicalismo teocrático - ... FALHARAM redondamente?
PORTUGAL e o MUNDO... terão a mesma sorte se... não fizerem TUDO e RAPIDAMENTE para RESTAURAR IMPERIOSAMENTE ESSE EQUILÍBRIO VITAL, condição sine qua non da FELICIDADE HUMANA!!!

Por favor, SENHORES DO MUNDO, por uma vez esqueçam as vossas FUTILIDADES e apressem o TEMPO... antes que SEJA TARDE DEMAIS e a HUMANIDADE se perca em GUERRAS FATAIS!!!

1-
A sociedade portuguesa parece um nobre arruinado que teima em viver da glória e da fama do passado, a quem os subsídios comunitários tornaram um verdadeiro parasita. Falta um desígnio nacional para Portugal! O egoísmo é por de mais evidente.

 Os cidadãos portugueses são passivos, oportunistas, invertebrados e tudo fazem para levar a vida na boa-vai-ela, vivendo de esmolas e subsídios diversos, quando não roubam descaradamente o tesouro público! Agindo assim e tornando-se um fardo para a sociedade, perderam a dignidade! 


Em Portugal reina a IRRESPONSABILIDADE, a IMORALIDADE e a INJUSTIÇA ao mais alto grau! As cúpulas do Estado tornaram-se o ântro da podridão e da corrupção !

Os Portugueses só lembram dos DIREITOS... 
Para eles não há DEVERES!

2-
É preciso MORALIZAR a sociedade, partindo das cúpulaso ESTADO e acabando do núcleo familiar ! 

O Exemplo deve vir de cima para que os de baixo sintam que não haverá laxismo para os prevaricadores! Para isso, deve exerce-se a JUSTIÇA!


A impunidade, a promiscuidade e a leviandade terão que ser banidas e os VALORES MORAIS restaurados por toda a parte! 


Sem MORALIDADE e JUSTIÇA, será impossível REFORMAR O ESTADO E A SOCIEDADE!

3-
OS CIDADÃOS devem saber que não há DIREITOS sem DEVERES ( que não há reformas sem descontos, rendimentos sem trabalho, democracia sem voto, diplomas sem exames, progresso sem eficácia, Liberdade sem responsabilidade..., paz sem disciplina e respeito..., solidariedade sem altruísmo etc! 

Enquanto o cidadão não se lembrar que a DIGNIDADE se reflete primeiro no espelho da nossa consciência...e sem ela não haverá FELICIDADE possível, todos os esforços para mudar a sociedade serão vãos! 


Ninguém pode exigir dos outros aquilo que não consegue fazer ele mesmo! 


Primeiro, MUDEMOS NÓS... e demos o exemplo, ousemos ser diferentes dos demais... 





Luis Macedo Pereira - Luxemburgo, Maio de 2001

Sem comentários:

Enviar um comentário