segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A Tributação Mundial : a Solidariedade Global !!!

Ao longo de quase 40 anos de trabalho e de cidadania activa, exerci profissões que me enriqueceram profundamente. 
Só através das nossas vivências e das nossas dificuldades podemos entender melhor o mundo que nos rodeia!
Depois de sugerir uma reforma do cálculo de pensões - Cadastro Contributivo do Cidadão - lembrei-me de uma grande injustiça que os Estados falidos cometem todos os dias, satisfacendo os caprichos, tarias e manias das castas parasitas - banqueiros e especuladores, sobretudo - e explorando as classes mais desprotegidas e desfavorecidades da sociedade, a quem atribuem sempre o papel de bode expiatório da Humanidade !
Primeiro:
Até há 35 anos, o sector secundário - com  a indústrias pesadas - necessitava de muita mão de obra, produtora de riqueza e colectora de impostos que iam sustentando um Estado mínimo. Estávamos na era do pleno emprego e onde as prestações sociais quase não existiam. 
Segundo:
Depois, com a mudança do paradigma civilizacional, com a era das telecomunicações e a mecanização e robotização, surgiu o desemprego e Estado Social, um maná por onde se infiltraram os " vírus " e os parasitas da sociedade !!
Terceiro:
Um outro fenómeno veio diminuir os rácios de sustentabilidade do Estado, como garante das Liberdades e Garantias dos cidadãos: a natalidade !
Concluindo, os Estados tornaram-se monstros, sustentando e engordando as elites e as castas dominantes, cada vez mais vorazes e mais eficazes na delapidação legal do erário público, sem contar os subsídios dependentes ! 
Assim, com os encargos e as despesas a subirem exponencialmente e as receitas a retraírem-se de ano para ano, os Estados, para evitarem as convulsões sociais, começaram a endividar-se cada vez mais, levando os cidadãos a fazerem o mesmo para satisfazerem as suas vaidades.
A futilidade e a irresponsabilidade tomaram conta do mundo ! 
Hoje, quase todosos Estados do mundo vivem acima das suas possibilidades e estão em falência técnica e bastarão duas ou 3 bancarrotas economias médias - Argentina, Itália e Coreia -  para fazer colapsar o sistema monetário internacional, ele mesmo gangrenado por agentes especuladores e sem escrúpulos.
Urge encontrar uma solução que evite ou reduza drásticamente a fuga aos impostos com a economia paralela, de forma a fazê-los baixar, criando assim as condições para a retoma e o crescimento que dimuna o desemprego e, consequentemente, o pagamento dos subsídios de sobrevivência de quem se encontra nessa situação, como já me aconteceu !
Mesmo sabendo que não há soluções milagreiras, eu preconizo, para começar, a instituição do conceito de Tributação Mundial e a Solidariedade Global, com a criação do Cartão Contributivo Mundial, em que, o preço dos produtos passassem a comportar o imposto de solidariedade global e a capitalização individual, premiando ou indemnizando o consumismo de cada ser humano.
O cartão electrónico seria obrigatório a nivel mundial e, cada vez que alguém comprasse um produto, o seu titular passaria a ser creditado de uma parte dos impostos e taxas cobradas pelo Estado ! 
Além disso, todas as transações ficariam registadas na memória, sendo possível controlar todas as aquisições feitas individualmente por todos os compradores do mundo, o que facilitaria o contrôle do movimento dos produtos, eliminaria a fuga ao fisco e diminuiria a economia paralela, que representa seguramente mais de 20% do mercado mundial.
Assim, por exemplo, cada cidadão ao comprar um produto que desse 100€  de imposto ao Estado, seria recompensado com 5% desse valor, que seria depositado e contabilizado na sua Caixa de Pensão.
Entre outras medidas adicionais, poderia optar-se pela discriminação postiva, em que os produtos das novas tecnologias - de grande rendibilidade - e os ciber-produtos seriam taxados de forma a ter em conta a margem de lucros e a sua contribuição para a sustentabilidade do Estado Social !
Produtos provenientes de países sem proteção social e de trabalho escravo pagariam um maior margem de impostos o que dissuadiria aqueles produtores que lucram com a exploração humana e tornaria o consumidor mais sensível a esses valores !
Essa mudança humanizaria a globalização e contribuiria para a sua autoregulação !
Com esta medida todo mundo ganharia com a Tributação: os produtores e os consumidores, interdependentes uns dos outros, porque sem os segundos os primeiros deixam de existir.
Fazendo bem aos outros, os cidadãos ajudariam a construir um mundo melhor, penalizando e eliminando do mercado quem vive da exploração humana!
Esta é uma medida de Justiça e de Equidade Fiscal e de Solidariedade Global !!

http://www.google.com.br/search?client=badoo&source=hp&biw=&bih=&q=economia+paralela&btnG=Pesquisa+Google
economia paralela em Portugal já é de 20% !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário