sábado, 24 de outubro de 2009

A República dos pingaRÉUS !

Ao receberem a Liberdade de mão beijada, os portugueses, povo heróico e intrépido, que, quinhentos anos antes, ao Mundo dera outros mundos, passaram a serpentear pelo lamaçais da euro-dependência, rastejando como serpentes, vivendo das esmolas e subsídios, escutando apenas os cantos das sereias e as promessas dos vendedores de comodismo e de facilitismo.

Não admira, pois, que na hora de serem homens e mulheres com espinha dorsal, os lusos prefiram enfiar a cabeça na areia como a avestruz, à espera que o cheiro nausebundo das desgraças que eles " apadrinharam " passe.

Como há muito que Portugal deixou de ter e de ser um desígnio nacional, e qualquer " monhé " pode armar-se em Viriato e salvador da pátria, nesta República dos pingaRÉUS.

Réus e culpados, mas jamais condenados.
Até quando?

LMP - Luxemburgo, 24-10-2009


nb: por curiosidade escrevi " pingaréu " no " motor de busca BING " e imaginen que fui ter a uma página do meu romance Caminhos de Ilusão, publicado num dos meus blogues. Presumo que " PINGARÉU " ou Pingaré - em terminologia popular, de " PINGARELHO " - sinónimo de pelintra seja mesmo uma galicismo transmontano. " Armar-se ao " pingarelho " quer dizer " lamuriar-se " para obter um favor alheio ";
" PINGUELETE " - outro sinónimo, sginifica pauzinho de armar as esparrelas de apanhar pássaros, é isso mesmo que são os nossos políticos e, porque culpados até às orelhas, para mim são uma espécie de " réus " e figurões que não passam de gatos pingados. Mas o melhor é conferirem isso tudo na página 1102 do Dicionário da Língua Portuguesa - 5ª edição da Porto Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário