sábado, 3 de outubro de 2009

A Bicharada de Portugal ... 1999, dez anos depois...









Olá, em Setembro de 1999 escrevi uma ficção, feita de uma realidade latente que muita gente se obstinava a enxergar. ..




“Portugal está entregue à bicharada!(?) ”
“ 10 de Outubro: o dia em que a realidade ultrapassou a ficção! ”


Murça, 11 de Outubro de 1999

— Mas que lindo dia! Até parece que estou no Paraíso! — grita uma velhinha da sacada de uma varanda de perpianho, espraiando o seu olhar cansado sobre o olival milenar que se estende à sua frente.
— A ti Ana já ligou a televisão?
— Não, porquê? Morreu alguém, Luisinho?
— Por enquanto ainda não, mas estamos entregues à bicharada!
— Credo!
— Ontem Portugal decidiu renegar a Democracia e voltar aos velhos tempos da ditadura! O povo sempre foi na léria do Guterres…
— Vá!, o Luisinho não me diga mal do senhor engenheiro que foi ele quem me aumentou a pensão… e é bom cristão!!!
— Ah a ti Ana também votou nele! Porque não votou no Durão que é de Valpaços e, como vizinho, sempre nos podia valer?
— Pois…, mas, coitado, o senhor engenheiro ficou viúvo, e mesmo assim nunca deixou de ir à missa e, graças a Deus, o Senhor Primeiro Ministro está muito bem aconselhado por aquele padre de cabelos brancos…
— Oxalá a ti Ana não se tenha enganado, mas o meu coração diz-me que Portugal está em maus lençóis…
— Enquanto o senhor engenheiro(*) lá estiver, garanto-lhe que…
— Pois, o senhor engenheiro, roído de remorsos e afligido com os fantasmas dos timorenses, acaba de abandonar a política… e de nos entregar à bicharada!
— Ó valha-me Deus!
— Ai ti Ana, ti Ana, a mim nunca me enganou ele!!!

LMP — Luxemburgo, 10 de Setembro de 1999!
NB: Decorrida uma Década de Desilusão e Decadência, os bichos não páram de proliferar e de engordar, enquanto o povo não sabe mais por onde apertar o cinto... Mas bem feito e merecido para quem fere ser avestruz na hora de votar!
(*) Agora o engenheiro é outro, menos douto, porque - diz-se - comprou o canudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário