sábado, 3 de outubro de 2009

In Illo Tempore: o queijo limiano... ( antologia política )

Há anos, quando no reino da Lusilândia imperava o todo-poderoso GUTAZAR, houve um súbdito de sua majestade - tão astuto quanto corrupto - que escreveu nas páginas da história um capítulo cujo papel ainda hoje cheira a " queijo limiano "...
Illo tempore...


http://dossiers.publico.pt/noticia.aspx?idCanal=1349&id=1204098
( O sucessor de Gutazar e legítimo imperador da Lusilândia, nas suas artes - copie e descubra ... )

1º MINISTRO ACEITOU MAIS UMA “PROPOSTA INDECENTE!”


Caros amigos, há muito que tenciono escrever sobre os “ castiços ”que governam o Mundo, mas não é ainda desta que o farei, porque de nada nos adianta querer mudar o mundo, enquanto não tivermos a coragem de denunciar a corrupção activa e passiva dos políticos do nosso país e, sobretudo, não mudarmos nós mesmos, deixando de ser, de uma vez por todas, os fantoches da democracia.
Ultimamente, aonde quer que se vá, só se ouve falar do “ Big Brother ” , e, a ver pelos comentários, aquilo vai terminar num bacanal, para ser o espelho fidedigno da Lusilândia, onde a promiscuidade, a corrupção e a imoralidade imperam impunemente do mais alto ao mais baixo nível.

Que o Rei ia nu ― ah! rei não carago, que o penúltimo matámo-lo, antes de lhe exilar o filho ― perdão, rectifico, que o nosso 1º ia nu, há muito que eu e milhões o sabemos, mas, como fantoches que somos, cá nos vamos acobardando, ora aceitando a sua folia de grandeza, ora engolindo as suas lérias (com)prometedoras, mesmo sabendo que nunca passarão disso mesmo: promessas e palavras que o vento leva e o diabo enterra no inferno quotidiano dos “ desgraçados ” que andam à deriva pelas margens da sacrossanta globalidade a lamber as “ misericordiosas “ migalhas de um infame rendimento mínimo ou de uma mísera pensão de sobrevivência! Pois, como dizia, que o 1º Ministro da Lusilândia ia nu soube-o no dia em que o vi despir a pele de socialista revolucionário para combater o aborto que defendia na sua juventude..., vá lá saber-se porquê. Depois, a nudez não parou de se despir até ao episódio da regionalização, em que o lobo “ esquartejador ” ( do País ) vestiu a pele de cordeiro para melhor se furtar àquela guerra perdida. Tivesse ele sido coerente e guardado ( a cartilha e) a matilha socialista unida, que bem falta lhe fez, mas não, o socialismo há muito que o metera no fundo de uma gaveta, antes de o mandar queimar à pressa pelos vira-casacas que se viu obrigado a chamar e engajar para pagar as dívidas eleitorais.

Aquilo é que foi distribuir “ jobs ”e benesses! E aquele paranóico frenesi gratificante teve a prova mais cabal da promiscuidade reinante, quando, em homem previdente, o grande timoneiro nomeou alto comissário do Sol Nascente o seu confidente. Mas nem precisou dos baldes de água (na) benta e das rezas do seu espiritual conselheiro, porque a sua calculista ingenuidade acabou por acertar em cheio e plantar o Inferno na tão martirizada terra de LOROSAE, tirando o pio aos seus acérrimos adversários.

Bem se via ( e sabia ) que há muito que ele perdera o tino ( e as vozes começavam a mais que as nozes, lá no reino das rosas ) , porém a providencial carnificina oriental bastou para silenciar a oposição e ganhar aquela infamante campanha eleitoral! Mas que jogada de mestre, senhor ... 1º... (ir)responsável pelos buracos na Expo, na Saúde e no fantasmagórico Ministério da (des)Igualdade, sem esquecer a genial manobra que congelou os combustíveis e sacrificou milhões no altar da popularidade...etc e tal!

Com Verdade tão nua e tão crua, num país real, há muito que um 1º Ministro tão virtual teria sido posto no olho na rua, mas na Lusilândia vive um povo muito castiço e de brandos costumes que, para não ter que enfrentar e agarrar o futuro com as mãos, vai enterrando a cabeça no passado imortal, quando não a enche com um presente imoral!

Finalmente, inspirando-se no tal “ Big Brother ” o grande timoneiro encenou uma tragédia nacional, para melhor passar mais um cheque em branco a um “ travesti ”, aceitando-lhe uma “ PROPOSTA TÃO INDECENTE ” que a promiscuidade passou a cheirar a queijo... lá na república da(o)s bananas.

Ui que dor de cabeça! Mas como dói ser do contra!
É, ludibriado por uma miragem real, devo ter perdido a noção do tempo, do espaço e do que digo e faço (escrevo). Pst! Caluda! O 1º não vai nu..., mas, mesmo que fosse, não faria mal, porque quem tem aura de santo não precisa de manto para cobrir o (des)encanto, sobretudo no meio daquele bananal, onde não lhe falta rama para fazer a cama e tapar o ba(ca)nal. Ei, não me digam que acreditaram que o 1º... é um Ministro real? Não, este é um “ mito ” , que vive num país virtual e que será a(o) personagem principal de um romance, que eu escreverei quando as galinhas tiverem dentes e os políticos deixarem de aceitar propostas tão ultrajantes. Aqui vos deixo, contudo, o nome do sinistro pela minha mona engendrado:


GUTAZAR 1º, o Prometedor, El más grande comandante de la confraria de la rosa de la Lusilândia, o estado (de sítio ) onde o genial (des)governador está a (im)plantar um Pa(ra)ís(o) Perdido!


LMP - Luxemburgo

Sem comentários:

Enviar um comentário